Agulhas Magicas

Go to content

Main menu

Torções

Tratamentos

A torção é a lesão de tecidos moles ao redor das articulações dos membros ou do tronco, sem fraturas ou luxações e nem rupturas musculares. Na prática clínica a torção manifesta-se por edema, distensão e dor na parte lesada junto com as alterações motoras.

Etiologia:

As lesões nos tendões e nas articulações provocadas durante os exercícios físicos e aos esforços em uma postura inadequada ou mesmo uma torção ou contusão promovem a congestão local que levam à obstrução e estagnação de energia.

Diferenciação:

A clinica de torção manifesta-se pela dor, distensão e edema local de cor vermelha ou púrpura. A torção é leve quando a lesão é recente, com pouco edema e pouca dor ao pressionar a região, enquanto é grave quando se apresenta com um edema intenso, vermelho e com transtornos motores.Nas torções crônicas, o edema não é evidente e recidiva-se sempre depois de um ataque de Vento Frio ou de Umidade perversa(energias desestabilizastes externas).A dor articular manifesta-se freqüentemente nas articulações do ombro, cotovelo, punho, quadril, cintura, joelho e tornozelo.

Tratamento:

Selecionam-se pontos fazendo-se o método de dispersão de acordo com o principio de “seleção de pontos locais” com a finalidade de regular a circulação da Energia e do Sangue, para recuperar as funções dos tecidos moles. Em lesões crônicas, os casos mais graves, pode-se aplicar o método de combinação de pontos vizinhos com os distantes situados no mesmo Canal, retendo-se as agulhas por mais tempo, usando as agulhas aquecidas e ou moxa.
A finalidade contempla a dispersão das estagnações expulsando as energias desarticuladas.
Nos casos de fratura dos ossos, no deslocamento e ou na ruptura dos tendões deve-se recorrer ao profissional especializado para esse fim antes de iniciar o reequilibrio energético com a
Acupuntura.

Apêndice – Torcicolo

Torcicolo é uma lesão dos tendões cervicais causada pela má postura ao dormir, má circulação da Energia devido a um ataque do Vento-Frio (Energia desequilibrante externa) na região da nuca e do dorso. Geralmente, observa-se a dor pela manhã ao levantar-se em que um dos lados da nuca está tenso, com dor, limitação dos movimentos e, em casos mais graves, essa dor irradia-se para o braço. Para o tratamento do torcicolo, selecionam-se pontos principais, da mão e do pé, estimulados com o método de dispersão e depois se aplica moxa com a finalidade de expulsar o Frio, o Vento e relaxar os tendões. Pode-se também aplicar massagens de compressas quentes, e ao dormir ter uma almofada de espessura conveniente e proteger-se do frio para evitar a recidiva

Back to content | Back to main menu